
Quando falamos em mudança, não podemos ignorar a sensação de abrir mão de tudo que foi construído em um lugar para ter uma vida melhor em outro. Além de pensar em embalar roupas, montar e desmontar móveis e cargas, atenção especial deve ser dada à limpeza antes da mudança e depois. Nem sempre as pessoas se atentam a isso antes de se mudarem, mas é realmente importante, tanto para a casa antiga como a que se está por entrar.
Mas afinal, qual a importância de limpar a casa antes de se mudar?
Mesmo que você seja muito organizado, a bagunça resultante de uma mudança é grande e você precisa deixar um ambiente limpo em sua antiga casa para a próxima família morar. Da mesma forma, o novo imóvel deve estar preparado para ser seu lar.
Por que limpar a casa antiga?
A limpeza em questão envolve deixar itens que você não usa mais, quebrados ou talvez muito velhos, ou que nunca foram mexidos e não são mais úteis para sua família. A limpeza também ajudará muito os funcionários da empresa, pois se os móveis estiverem empoeirados e sujos, com certeza toda a casa nova também ficará suja com os objetos, certo?
Como começar a limpar a casa antes da mudança?
faça cada cômodo de uma vez olhando para todas as gavetas e portas de armário. Compre sacos grandes de 100 litros de lixo para jogar fora documentos, embalagens e várias outras coisas que você nem sabe porque ainda guarda.
Roupas usadas podem ser doadas, existem alguns pontos de doação espalhados pela cidade e nada que uma mensagem em um grupo do WhatsApp não resolva. Percorra todos os quartos, escritório, refeitório, sala, cozinha e lavandaria.
É surpreendente o que se esconde em armários de cozinha, por exemplo, pratos ou panelas que nunca foram usados, ou mesmo usados tanto que já não são úteis. Pratos quebrados, por exemplo, não devem ser levados para a próxima casa.
Comece a limpar de cima para baixo
Se o local tiver mais de um andar, comece a limpar os quartos de cima para baixo. Afinal, não adianta você começar a polir o chão da garagem e ter que andar por ela para chegar a lugares que ainda estão sujos, concorda? Se a casa tiver apenas um andar, opte pela limpeza da parte traseira primeira. Em outras palavras: comece com os quartos e siga a ordem deles até chegar à porta da frente. Isso evita que você pise com sapatos sujos em um ambiente que já foi limpo!
Atenção especial na cozinha
A cozinha é um dos ambientes mais sujos. É por isso que é importante aspirar e passar pano em todos os armários (incluindo o superior e o inferior), o forno, o micro-ondas e todas as gavetas e utensílios de cozinha. Na verdade, todos os utensílios de cozinha (pratos, talheres, potes, panelas) precisam ser lavados na chegada em sua nova casa, pois acumulam sujeira com muita facilidade. Lembre-se também de escovar as torneiras e higienizar a pia. Se possível, limpe bem o chão e as paredes, ambos acumulam muita gordura.
Não deixe o banheiro de fora
O banheiro é um dos principais locais da casa e armazena uma grande quantidade de germes e bactérias. Certifique-se de limpá-lo profundamente com produtos à base de cloro; só tome cuidado com a quantidade, pois são tóxicos e podem queimar tecidos e pele.
Pulverize com desinfetante e ao redor do vaso sanitário e da pia, deixe por alguns minutos, escove e limpe. Faça uma limpeza intensiva na cabine do banheiro para retirar todo o shampoo, sabonete e demais produtos de higiene que poderiam estar respingados.
Tire o pó
Passe um aspirador em todos os cantos da casa para retirar o excesso de pó. Depois, passe um pano para remover o que o aspirador não deu conta. É preciso ter cuidado com alguns locais que normalmente não limpamos na faxina diária. São eles:
controle remoto;
maçanetas;
interruptores;
tomadas e fios soltos;
molduras;
janelas e portas;
molduras e peças decorativas.
Chegando na casa nova
É importante se sentir bem-vindo em sua nova casa, e isso significa remover vestígios deixados por antigos moradores. Odores, fuligem, teias de aranha, poeira e outros detritos devem desaparecer antes de você se mudar para sua nova casa para que você possa iniciar a próxima fase de sua vida.
Limpe todas as áreas (inclusive os cantos)
Quantas vezes você já lavou as paredes de sua casa ou limpou o exaustor do seu banheiro? Ao se mudar para uma casa nova, foque nas áreas que você provavelmente deixará de lado na limpeza do dia a dia, como por exemplo:
As paredes
A parte traseira de utensílios de puxar
A parte interna dos armários
Rodapés e molduras
Ventiladores
Utensílios de coleta de lixo
O porão e o sótão
Limpe com mais atenção ambientes de uso frequente
Para se livrar de todos os resquícios de antigos habitantes, preste muita atenção ao que é usado e encostado com frequência. No banheiro, isso é especialmente importante para chuveiros, cabines de ducha e lavatórios. Se a cozinha já estiver equipada, limpe bem os puxadores e aparelhos. No resto da casa, maçanetas, interruptores e outros botões (como o interfone) também precisam ser limpos cuidadosamente.